Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
A prática da Psicologia Hospitalar é tema de palestra que celebra o dia do Psicólogo na Faculdade IDEAU
“Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade. Não apenas isso, é também uma notável dádiva. Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar, as nossas expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar. Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério. Mas não apenas isso, é também um grande privilégio. Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano: seu segredo, seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações”. Walmir Monteiro.
No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo e esta data nos faz pensar e refletir sobre esta profissão e sobre os porquês que nos fazem escolher sermos Psicólogos…uma profissão recheada de desafios! Hoje já é claro que o ser no mundo é reflexo de alguma relação e que grande parte dos sofrimentos psíquicos origina-se provavelmente dessa relação com o mundo, e para tentar resolvê-los nada melhor que também uma relação – “a terapêutica”. Assim nasce a Psicologia como ciência.
Para marcar essa data, a Faculdade IDEAU – Campus Getúlio Vargas realizou uma palestra, na noite de ontem, 23, apresentando para os alunos a prática da psicologia hospitalar, contextualizando o trabalho desenvolvido pelo psicólogo no hospital, as peculiaridades desse ambiente, setting terapêutico diferenciado, flexibilidade e o trabalho multidisciplinar. Um dos grandes objetivos foi desmistificar alguns mitos sobre o psicólogo no hospital e também mostrar que não há só doença ou coisas tristes no trabalho, bem como a forma ampla de possibilidades no hospital, pois são diferentes públicos, faixas etárias, demandas diferenciadas. As diferenças da abordagem clínica tradicional adaptada a clínica no hospital, onde há muitas possibilidades. Dificuldades e desafios do trabalho em Hospital. Esse momento é de extrema importância onde aproxima-se o meio acadêmico da prática de trabalho.
Para a professora Nadine T. Pilotto Fabiani, “nesta data tão especial devemos agradecer pela nossa profissão e principalmente pelo privilégio de podermos ajudar as pessoas a serem mais felizes. Agradecer pelo privilégio de sermos escolhidos por alguém para abrir seu coração, dividir sua solidão, suas angústias, seus desejos.”
O acadêmico Aramis Ziger da Silva, do Nível IV, falou da importância da profissão que escolheu: “Gostaria de parabenizar todos os profissionais psicólogos que se dedicam a essa profissão tão linda e gratificante. Que vem conquistando seu espaço e mostrando sua importância, pois ao contrário de muitas outras, não se importa somente com uma área em específico mas se importa com o ser no seu contexto biopsicossocial. Mas o que vem a ser esse biopsicossocial? É um ser inserido num contexto social, no qual ele tem um corpo biológico e ele tem também a sua psique, a sua alma, que é cheia de bagagem, acontecimentos, vivências a qual ele traz de toda uma vida. Então esse profissional psicólogo tem que se importar com tudo isso e trazendo questões do passado, do presente e pensando num melhor futuro para esse indivíduo, proporcionando uma vida melhor para ele para seus familiares, amigos, todas as pessoas que convivem com este, pensando somente no seu melhor desenvolvimento enquanto ser humano, enquanto indivíduo inserido numa sociedade. Hoje em dia vive-se em um mundo de inversos valores, nos perdendo em tantas coisas e este profissional está auxiliando no entendimento dessa dimensão, dessa esfera social, a qual é tão complexa, difícil de entender, mas está contribuindo para uma melhor saúde emocional e uma melhor saúde corporal do indivíduo, pois está tudo ligado, tudo vinculado.”
“Foi um momento de aprendizagens! A Psicóloga Luana falou sobre a Psicologia Hospitalar demonstrando amor pelo que faz e a importância de uma atuação humanizada com os pacientes. Abordou também aspectos de ética, conduta pessoal e profissional! Só se ouve elogios! Acadêmicos atentos, envolvidos! Interessados! Muito produtivo! Com carinho e admiração um feliz dia do Psicólogo!” Parabenizou a Coordenadora do Curso de Psicologia, Professora Gisele Maria Tonin da Costa.