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02/12/2014

A linguagem da matemática

      Ao iniciar as atividades com os bonecos onde deveriam relacionar palavras de adição e subtração, senti uma certa resistência por parte de alguns, mas no decorrer das estratégias, compreenderam a proposta. Houve muito envolvimento e assim  trocas de saberes.

      A construção de bonecos fez com que os alunos do 2º ano do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara, juntamente com a  Professora Neicla Piva Talian descobrissem  e transformassem a linguagem usual, escrita, oral, verbal em linguagem matemática para em seguida solucionar, usando um plano e executá-lo  no problema específico.

      Posso dizer que para um problema alcançar os objetivos propostos neste projeto ele deveria;

  •  ser desafiador para o aluno;
  •  ser real;
  •  ser interessante;
  • ser o elemento de um problema realmente desconhecido;
  •  não consistir somente na aplicação evidente e direta de uma ou mais operações 
  • ter um nível adequado de dificuldade.

.      A resolução dos problemas exigiu dos alunos em primeiro lugar “iniciativa” e “criatividade” aliando aos conhecimentos de estratégias que já haviam  visto. Foram muitas conquistas  no decorrer das propostas:

•  O aluno começou a pensar produtivamente;

•  Desenvolveu o raciocínio;

•   Enfrentou  situações novas;

•  Deu ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da Matemática;

•  Tornou as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras;

•  Equipou os alunos com estratégias para resolver problemas;

• Aperfeiçoou a boa base matemática

      O aluno ficou motivado para desenvolver as histórias matemáticas após o trabalho construído dos bonecos, mesmo porque foi dado  ênfase ao processo de resolução e não à obtenção de respostas.

      Foi uma ação conjunta, no sentido de viabilizar estratégias buscando novas alternativas de ensino, para que garantissem uma aprendizagem significativa  facilitando o raciocínio de todas as crianças.

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