Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
A consciência e valorização está dentro de cada um
A humanidade é constituída de uma múltipla e complexa diversidade que nos enriquece na convivência, no reconhecimento, no aprendizado, na valorização e no respeito a essas diferenças. Essas podem ser de gênero, raça, etnia, nacionalidade, cultura, língua, religião, orientação sexual, física ou psíquica. Nas suas especificidades, em hipóteses, alguma pode significar a aceitação das desigualdades, dos privilégios e dos preconceitos.
No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o Centro de Educação Ideau -Colégio Santa Clara proporcionou uma oficina com o objetivo de relembrar nossa história e conscientizar as crianças para uma reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da nossa cultura nacional. Pois os negros colaboraram com muitos aspectos políticas, sociais, gastronômicos e religiosos para com o nosso país.
As turmas dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, sob orientação da professora Neicla Piva Talian e Prof. Gean Zimmermann, participaram de uma conversa informativa sobre a História da Cultura Afro e após cada um construiu sua Abayomi. Uma boneca de retalhos que simboliza e valoriza a cultura africana, é uma herança dos negros. Ela simboliza encontro feliz, traz felicidade e alegria. Antigamente nas travessias em navios de pequeno porte entre a África e o Brasil, as mães rasgavam pedaços das saias, vestidos, fazendo bonecas que acalmavam as crianças.