Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
25 de Outubro – Dia do Dentista
No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista Brasileiro. A data também é lembrada como o Dia Nacional da Saúde Bucal.
No restante do mundo, o dia 3 de outubro é o dia celebrado para esse profissional.
O dentista é um profissional extremamente importante na vida das pessoas, pois ele é o responsável pela saúde bucal, sendo que ele trata dos nossos dentes, das nossas gengivas e também, inclusive, de ossos da face (como, por exemplo, o maxilar).
Esse indivíduo, portanto, trata os problemas dentários (cáries, por exemplo), ou seja, tudo o que estiver relacionado com a boca ? de modo a prevenir as doenças e também a ensinar como é feita uma higienização correta ?, assim como tratar da estética facial.
A formação para ser dentista é o curso de Odontologia. Após, o profissional pode escolher alguma especialização em áreas como: ortodontia, periodontia, prótese, endodontia, patologia bucal e outras.
No dia 25 de outubro de 1884, houve a assinatura de um Decreto de Lei nº 9311, que foi o responsável pela separação do estudo da Odontologia das áreas médicas restantes. Dessa separação, houve a criação dos primeiros cursos de graduação da área nos estados do Rio de Janeiro e Bahia.
Essa data é a oficial para homenagear os profissionais que se dedicam pela saúde bucal da sociedade.
Como o Dia Nacional da Saúde Bucal foi também oficializado como 25 de outubro pelo Conselho Federal de Odontologia, a data também é vista como um dia para trazer conscientização para a população quanto a importância da adoção de medidas que previnem as doenças orais, isto é, as visitas a um consultório odontológico e também para uma higiene bucal de qualidade.
Para ser exercida a profissão, deve-se obter o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) de cada estado brasileiro. Esses Conselhos Regionais são uma extensão do Conselho Federal de Odontologia (CFO), visando a descentralização da fiscalização e das ações administrativas.