Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

19/05/2016

20 de Maio – Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

“Trabalhar com enfermagem é estar sempre de prontidão para manter a saúde do outro e preservar a vida”. Esta é uma máxima verdadeira e que dignifica ainda mais todos os profissionais que trabalham com a enfermagem.

Sabendo disso, a Escola de Educação Profissional IDEAU aproveita que hoje – 20 de maio – se comemora o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, para celebrar a data parabenizando todos que fazem parte dessas profissões.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, comemora-se também o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. As datas foram instituídas em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares – respectivamente.

A atuação de Ana Néri na guerra, junto aos feridos, foi incansável. Desdobrou-se como enfermeira, ministrando medicamentos e proporcionando alívio e conforto aos doentes.

Após cinco anos de guerra, Néri retorna ao Brasil e o Governo Imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha; e no período já republicano, o nome Ana Néri foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923, pertencente à Universidade do Brasil. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880, aos sessenta e seis anos.

Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Só entende a capacidade e necessidade do técnico e do auxiliar de enfermagem quem um dia precisou destes profissionais. Seja para o próprio atendimento seja para os cuidados com um familiar ou amigo. Além de serem profissões necessárias e respeitadas, têm um excelente campo de atuação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu em 2006 que o número ideal é de um profissional de enfermagem para cada 500 habitantes. No Brasil, a quantidade agrupada tem a proporção de 3,8 profissionais de enfermagem para cada 500 habitantes – acima do recomendado pela OMS.

Comentários