Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Hospital Veterinário São Francisco realiza atendimento Clínico e Cirúrgico em Ruminantes
O Hospital Veterinário São Francisco realizou atendimentos a vacas de leite, um dos animais (vaca Holandesa, preta e branca de aproximadamente 6 anos) apresentava queda na produção de leite, emagrecimento, apatia. No atendimento clínico realizado pelos professores da disciplina de Clínica de ruminantes foi diagnosticado deslocamento de abomaso para a esquerda.
De acordo com a professora Daniela Oliveira, o deslocamento de abomaso é uma síndrome multifatorial onde a atonia abomasal é um pré-requisito absoluto para a sua ocorrência. O gás produzido pela fermentação microbiana distende o abomaso e provoca o deslocamento. A ocorrência do deslocamento de abomaso para esquerda ou direita é comumente encontrada em animais de grande porte e de alta produção leiteira após o parto. Aproximadamente 90% dos casos ocorrem até seis semanas após o parto.
Outro ponto abordado pela professora Daniela com relação a alimentação com altos níveis de concentrado para bovinos leiteiros resulta em redução da motilidade abomasal e aumento no acúmulo de gás abomasal. Este animal foi encaminhado para a cirurgia e correção da posição anatômica normal do abomaso. Após a cirurgia, a vaca se recuperou bem.
Outro animal atendido foi também uma vaca Holandesa de aproximadamente 5 anos, onde apresentava tumor de terceira pálpebra. Foi realizada a extirpação do globo ocular e o animal após a cirurgia já apresentou melhora na condição corporal se recuperando plenamente.
A professora enfatiza que é de extrema importância para os produtores rurais à assessoria técnica de um Médico Veterinário para que acompanhe o manejo sanitário, reprodutivo, nutricional tornando assim a propriedade em uma empresa rural.