Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Alunos utilizam pula corda para trabalhar matemática, leitura, ritmo e expressão corporal
Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara juntamente com as professoras Luciana Pandolfi Morandini e Blenda Gasparin realizam atividades lúdicas para que a aprendizagem se torne significativa. “A intenção principal desta sequencia didática é promover a vivência das brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados à Matemática, leitura, ritmo e expressão Corporal” salientam as professoras. Após todos pularem em 3 rodadas os alunos registram na folha. Em sala de aula resolvem situações problemas envolvendo os registros. Foram feitos vários questionamentos, quem teve mais pulos? Quantos? Quantos pulos uma determinada criança teve a mais que outra? Trabalhando os números ordinais na quantidade de pulos qual criança ficou em primeiro lugar, em segundo… quinto…
Vale ressaltar que no caso de pontuação para a tabela, não valeu a quantidade de pulos, mas as respostas adequadas às perguntas propostas. Também realizadas atividades de leitura e soletração… cada pulo uma sílaba de nomes, palavras… Atividade muito prazerosa e que fez com que os alunos atingissem os objetivos dentro das áreas do conhecimento trabalhadas. “As atividades desenvolvidas nos mostra a importante forma de promover situações de ensino aprendizagem significativas, ricas no sentido da construção de habilidades corporais, lógicas matemáticas e de leitura. A sequencia didática utilizada pela escola é organizada sistematicamente com propostas baseadas na ludicidade”, complementa a coordenadora pedagógica professora Caroline Tonin Cadorin.