Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

20/03/2015

Alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho IDEAU visitam a empresa Relat Laticínios Renner S.A. em Estação/RS

Os acadêmicos da Escola de Educação Profissional IDEAU realizaram visita técnica na Relat Laticínios Renner S.A, sendo recepcionados pela Sra. Sílvia Regina Delevatti – Técnica em Segurança do Trabalho. Na oportunidade os alunos participaram da apresentação sobre a História da Relat e as demais empresas do Grupo Renner Herrmann S.A. bem como todo o investimento realizado em nossa região.

Após os alunos, acompanhados pelo Prof. Robledo C. Ceni e direcionados pela Técnica em Segurança do Trabalho da empresa, conheceram as dependência internas da empresa que possibilitou a observação de máquina, equipamentos, fluxo de produção e observações sobre os EPIs destinados a cada setor da empresa e da responsabilidade de do profissional de um dos campos de trabalhos do Técnico em Segurança do trabalho estar atendo em todos os detalhes que envolvem a produção e segurança dos funcionários.

Conheceram as atividades da empresa que realiza a industrialização do soro de leite líquido oriundo do processamento de queijo, transformando-o em pó e agregando assim valor a este produto. O soro de leite em pó é largamente utilizado na fabricação de alimentos para humanos e animais sendo utilizada na composição de biscoitos, pães, massas, sorvetes, chocolates, bebidas lácteas, bebidas isotônicas e leites modificados. Pelo alto nível de concentração de proteínas e rico perfil de aminoácidos, o soro de leite em pó também é utilizado em nutrição esportiva, como auxiliar para redução de peso e aumento da massa magra.

Também foi possível visitar a parte externa e verificar o funcionamento da caldeira modelo a lenha, sendo relacionado a NR 13 que traz as normas de caldeiras e vaso pressão, seus riscos e cuidados, também salientado os cursos necessários para poder trabalhar com esse equipamento.

Ao final da visita, com o depoimento dos alunos constamos que foi de grande valia conhecer a empresa, sendo que por varias vezes foi questionado a Técnica Silvia referentes a procedimentos relacionados a futura profissão desses alunos.

Conforme professor Robledo, estar vivenciando o mercado de trabalho traz possibilidades de termos acadêmicos mais críticos e com uma visão mais ampla de todas as atividades e responsabilidade que cercam essa profissão de segurança e gestão de recursos dentro da empresa unindo cada vez mais a teoria com prática.

Comentários