Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

19/09/2014

IDEAU comemora Semana Farroupilha

      A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Neste sábado, 20, a partir das 15h na Avenida Severiano de Almeida será realizado o Desfile Farroupilha com a participação de diversas entidades.
      Durante toda a semana foram realizadas diversas atividades no Piquete da Faculdade IDEAU, onde alunos de diversas escolas puderam aprender a arte de fazer o Bom Chimarrão com o especialista Santos de Quadros, a Ervateira Pilão Verde foi a grande apoiadora que cedeu a erva-mate para o preparo do Chimarrão. Na noite de quinta-feira, 18, foi realizado no Ginásio do Campus II da Faculdade IDEAU a Tertúlia Farroupilha com apresentação da Invernada Juvenil do CTG Getúlio Vargas, declamação pela Prenda Biara Piva Bortolotti com o poema “ A Gauchinha de Dimas Costa” e pelo Peão Lucas Menta com o poema “ ABC de Dimas Costa”, após apresentação de músicas tradicionalistas pelos acadêmicos Douglas Ceron, Cristiano Hahn e Jian Arnold.
      As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
      A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

        

       

       

             

Comentários