Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

25/03/2014

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS

     O número de pessoas com sobrepeso ou obesidade tem alcançado índices alarmantes no Brasil, afirmou o Prof. Andrigo Zaar docente do curso de Educação Física da Faculdade IDEAU e autor do estudo. Condutas não-medicamentosas devem ser a estratégia inicial para o tratamento de indivíduos com sobrepeso e hipertensão leve a moderada, completa.  
     Assim, o estudo analisou os efeitos de um programa de condicionamento físico realizado por um período de 24 meses sobre pressão arterial e composição corporal em indivíduos normotensos e pré-hipertensos.
     Como resultado, os indivíduos apresentaram redução na pressão arterial sistólica e diastólica, redução do perímetro de cintura, índice de adiposidade e aumento da massa corporal isenta de gordura. Constituindo-se, portanto, numa estratégia segura e de baixo custo na prevenção de doenças cardiovasculares e melhoria da condição de saúde da população.

* O artigo do professor do Curso de Educação Física da Faculdade IDEAU Andrigo Zaar, será publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. A revista publica artigos originais com elevado mérito científico na área de Medicina do Exercício e do Esporte, preferencialmente artigos originais de interesse internacional. Órgão oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e representa o principal veículo de divulgação da produção científica nas áreas da Medicina do Esporte e das Ciências do Exercício em nosso país.

Comentários