Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
PROFESSOR DA FACULDADE IDEAU É APROVADO EM PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO
O professor Ivan Carlos Bagnara do curso de Educação Física da Faculdade IDEAU recebeu no último dia 5 de dezembro o resultado final da seleção para cursar doutorado na UNIJUI e foi aprovado. O doutorado em Educação nas Ciências é recomendado pela CAPES e terá a sua quinta turma ingressando em março de 2014. O processo seletivo contou com várias etapas sendo a primeira uma prova escrita, posteriormente análise documental (projeto de tese, memorial acadêmico e currículo lattes) e por último a entrevista.
O professor Ivan possui mestrado em Educação com tema da dissertação relacionada às abordagens pedagógicas da educação física escolar e dará continuidade agora com o doutorado na UNIJUI. O projeto submetido para o doutorado é intitulado FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: a (falta de) relação entre a teoria acadêmica e a prática pedagógica no contexto escolar e está ligado à linha de pesquisa currículo e formação de professores.
Segundo o professor o projeto tem como objetivo central “identificar as principais dificuldades existentes para se pensar e desenvolver a educação física descrita em marcos legais como um componente curricular”. Continua ainda o professor: “a educação física é um componente curricular de direito, afinal, está contemplada em diversos documentos importantes a nível nacional, como exemplo temos a LDB 9394/96 mas, parece-nos que a mesma ainda não é tratada como componente curricular de direito, haja vista a forma como vem sendo desenvolvida em diversas escolas”.
Sobre a escolha em cursar o doutorado na UNIJUI o professor coloca que alguns nomes de destaque no cenário nacional e mundial da educação física escolar se encontram no programa de doutorado, como os professores Paulo Evaldo Fensterseifer e Fernando Jaime González, o que, dentre outros motivos, o fez optar pelo processo seletivo na instituição.
Para finalizar, o professor destaca que o “elevado grau de qualidade educacional que a Faculdade IDEAU está desenvolvendo em todas as suas unidades tem relação direta com a aprovação no processo seletivo, pois, além da excelência acadêmica que proporciona aos seus acadêmicos, incentiva e oportuniza à seus colaboradores a constante atualização e evolução profissional”.