Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Professora da Faculdade IDEAU apresenta artigo no III Simpósio Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho em Florianópolis
O III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho foi realizado nos dias 30 de agosto e 01 de outubro em Florianópolis/SC na UFSC. A Psicologa e professora da Faculdade IDEAU Nadine Pilotto Fabiani esteve no Seminário e apresentou o trabalho intitulado “Assédio Moral e Saúde: Diagnóstico com Trabalhadores de Empresas dos Setores Industrial, Comercial e de Serviços”. O artigo apresentado pela professora Nadine foi escrito juntamente com as alunas Deize Mara Fracaro, Quelen Pereira e Verônica Klein.
O III edição do Simpósio segundo a professora Nadine é o único que acontece na região Sul sobre a temática Assédio Moral nas Organizações. Participaram do Simpósio Profissionais de Empresas, Advogados e Profissionais da Área Jurídica, Gestores de RH, Psicólogos entre outros profissionais.
Segundo Nadine o objetivo do evento foi divulgar o tema Assédio Moral no Trabalho, por meio de palestras com pesquisadores referenciais no Brasil. “Discutir problemas que as organizações estão vivendo e apresentar relatos de investigação científica, casos e experiências. Nosso trabalho foi selecionado para ser apresentado na modalidade Relatos de Investigação científica”, ressalta.
A professora Nadine comenta que dentre as situações de violência no trabalho, o assédio moral pode ser entendido como uma forma extrema de violência psicológica e tem despertado grande preocupação e interesse por parte de pesquisadores, profissionais da área da saúde, do direito, dos sindicatos, dos trabalhadores e de empresas, tendo em vista a forma sutil com que se apresenta e suas graves consequências para os trabalhadores, o ambiente de trabalho e a sociedade.