Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Autonomia, Independência e Protagonismo Social
Nos últimos anos, em consequência de diversos fatores, como a melhoria das condições sanitárias e de acesso a bens e serviços, as pessoas têm vivido mais tempo. Os avanços na área da saúde têm possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver por um período mais prolongado, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade. Atualmente a expectativa de vida dos brasileiros é de 73,5 anos. Segundo a OMS, em 13 anos o país deverá ser o sexto do mundo em número de pessoas com mais de 60 anos. Hoje, cerca de 15 milhões de brasileiros tem mais de 60 anos de idade.
Diante da situação atual de envelhecimento demográfico e aumento da expectativa de vida, surge a necessidade das instituições de formação, investirem cada vez mais na preparação de profissionais para assistir esse grupo etário. Sendo assim, a faculdade IDEAU, por meio do curso Técnico em Enfermagem, coordenado pelo Prof. Enf. Ms Marcos Paulo Dellani, promove além do aprendizado teórico em geriatria, outras formas de contato e intervenção prática.
Por ocasião do dia internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, os alunos da disciplina de Cuidados em Geriatria estiveram realizando uma visita técnica ao Lar dos Idosos do Município de Getúlio Vargas. Nesta oportunidade os futuros técnicos em enfermagem puderam constatar juntamente com a Profª Enfª Ana Paula Resende Zaions que o idoso atual quer preservar sua autoestima, ser protagonista social e ter o valor da sua experiência de vida reconhecido pela sociedade e família, a exemplo de outras culturas que veneram o familiar idoso, atribuindo-lhe poderes únicos. A visita proporcionou um resultado muito positivo na formação dos alunos, tendo em vista que em contato com pessoas idosas sempre se adquire conhecimento, por compartilharmos das suas experiências de vida, as quais puderam ser ouvidas.
Famílias, Instituições, profissionais de saúde, poder público e sociedade em geral precisam compreender que há tempos atrás o idoso tinha um olhar para a saúde e previdência, mas que hoje esses eixos perpassam, avançando para as prioridades da educação, trabalho, lazer, esporte, cidadania, política urbanística.
Enfim, dia 1º de outubro, dia Internacional do Idoso, data que o Estatuto do Idoso completa seus 10 anos de existência, é um momento oportuno para reafirmarmos que o mês de outubro não é apenas o mês da criança, mas sim o mês das prioridades, aonde se promove várias ações em torno das crianças, das mulheres e também dos idosos, geração essa que tem crescido muito nos últimos anos. E que em nosso olhar enquanto instituição de ensino deve viver com saúde, preservando sua autonomia, liberdade e protagonismo social.