Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

10/06/2013

Conhecimento expandido em Dia de Campo da Agronomia IDEAU

Organizado pela turma de Agronomia do 9º semestre, contou com a apresentação de 17 grupos de trabalhos e 7 grupos visitantes. Conforme a Profª Me. Paloma Sexto, o evento está melhor a cada ano e servirá de modelo para a realização do próximo Dia de Campo, que será no verão, com a possibilidade de organizá-lo duas vezes por ano, denominados Dia de Campo de Inverno e Verão. “É gratificante perceber a evolução do evento, o comprometimento e a integração dos alunos na organização e a seriedade diante das apresentações. A experiência que eles adquirem neste dia os diferencia e abre novas oportunidades no mercado de trabalho. A proposta valoriza os alunos, o curso e a Instituição” salientou Paloma.
Os acadêmicos demonstraram o cultivo de Girassol, Feijão, Aveia Preta, Nabo Forrageiro, Tremoço Branco, Trigo, entre outros.
Segundo o acadêmico Francisco Cezar Paris, representante do grupo que cultivou Tremoço Branco, a proposta vem de encontro com os objetivos profissionais dos acadêmicos, uma vez que a maioria já trabalha no campo, permitindo assim, a ampliação do conhecimento através da prática. O grupo observou que o cultivo do Tremoço Branco contribui com a estrutura física do solo, tem efeito inibidor do desenvolvimento de ervas daninhas principalmente o Picão Preto, e foi considerado excelente pela fixação de nitrogênio, descompactação e reciclagem de nutrientes do solo. “Atualmente as sementes de Tremoço Branco não estão disponíveis na região, nossas sementes vieram de Santo Ângelo e foram produzidas em São Paulo” destacou Francisco.
Para os acadêmicos Eloi Primaz e Rogério Junges, estudantes da turma de Agronomia do 5º semestre e representantes do grupo que cultivou a Aveia Preta, o Dia de Campo é um diferencial da Instituição pela oportunidade de expor, aprender e colocar em prática os conteúdos. “O cultivo de Aveia Preta foi um preparo do solo para o experimento do projeto futuro que será o plantio do milho, serão cultivadas duas densidades de 60 e 80 mil plantas por hectare e visa identificar a melhor combinação de rendimento e viabilidade” ressalta Rogério.

  

 
Veja mais fotos no álbum do Facebook: https://www.facebook.com/pages/IDEAU-oficial/229679203759604

Comentários