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A linguagem da matemática
Ao iniciar as atividades com os bonecos onde deveriam relacionar palavras de adição e subtração, senti uma certa resistência por parte de alguns, mas no decorrer das estratégias, compreenderam a proposta. Houve muito envolvimento e assim trocas de saberes.
A construção de bonecos fez com que os alunos do 2º ano do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara, juntamente com a Professora Neicla Piva Talian descobrissem e transformassem a linguagem usual, escrita, oral, verbal em linguagem matemática para em seguida solucionar, usando um plano e executá-lo no problema específico.
Posso dizer que para um problema alcançar os objetivos propostos neste projeto ele deveria;
- ser desafiador para o aluno;
- ser real;
- ser interessante;
- ser o elemento de um problema realmente desconhecido;
- não consistir somente na aplicação evidente e direta de uma ou mais operações
- ter um nível adequado de dificuldade.
. A resolução dos problemas exigiu dos alunos em primeiro lugar “iniciativa” e “criatividade” aliando aos conhecimentos de estratégias que já haviam visto. Foram muitas conquistas no decorrer das propostas:
• O aluno começou a pensar produtivamente;
• Desenvolveu o raciocínio;
• Enfrentou situações novas;
• Deu ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da Matemática;
• Tornou as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras;
• Equipou os alunos com estratégias para resolver problemas;
• Aperfeiçoou a boa base matemática
O aluno ficou motivado para desenvolver as histórias matemáticas após o trabalho construído dos bonecos, mesmo porque foi dado ênfase ao processo de resolução e não à obtenção de respostas.
Foi uma ação conjunta, no sentido de viabilizar estratégias buscando novas alternativas de ensino, para que garantissem uma aprendizagem significativa facilitando o raciocínio de todas as crianças.