Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Metodologia ativa: Escola Básica trabalha geometria utilizando materiais recicláveis
O desenvolvimento do pensamento matemático acontece de forma gradual. Os estudantes precisam estar em movimento: de pensamento, de apropriação de conceitos e habilidades, de produção de estratégias e procedimentos matemáticos.
Oportunizando transformar as informações adquiridas na escola em conhecimentos significativos e úteis ao cotidiano, a professora Jussiele Zorzetto Pereira, regente da turma do 5º ano da Escola de Educação Básica IDEAU – Santa Clara, encaminhou uma tarefa para os estudantes: construir um objeto utilizando materiais recicláveis em formato de sólidos geométricos estudados em aula – cubo, esfera, paralelepípedo, cilindro, cone, pirâmide e prisma. A atividade teve por objetivos aproximar o conteúdo de Matemática, reconhecer os sólidos geométricos em seu cotidiano e identificar semelhanças e diferenças entre os mesmos.
A professora responsável avalia positivamente a atividade uma vez que os alunos puderam ter uma melhor percepção sobre a presença dos materiais no dia a dia. Além disso, observou que as crianças estavam ansiosas para apresentarem seus robôs, cada qual com um nome e peculiaridade.