Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
O que é e como funciona a Exodontia
Exodontia é termo utilizado para se referir à remoção cirúrgica de um dente. Embora seja considerado um procedimento relativamente simples, causa sempre muita ansiedade no paciente e, por essa razão, normalmente acaba sendo um desafio para o dentista também, pois torna-se necessário lidar com os medos e receios do paciente.
O procedimento normalmente é realizado com anestesia local profunda, o que permite que o dente seja removido sem causar dor ao paciente.
Indicações e Cuidados
A extração do dente é indicada em casos de cáries graves (quando sua extensão é grande, tornando difícil a restauração); a presença de necrose pulpar irreversível, ou seja, quando o tratamento de canal não mais é indicado para salvar o dente; em casos de doença periodontal extensa e grave e também quando existem razões ortodônticas (exemplo, dentes apinhados) que justificam o procedimento.
A qualidade da recuperação depende muito do cuidado pós procedimento, evitando bochechos para que o coágulo sanguíneo rompa e exponha o osso, causando inflamações e hemorragias. Usar compressas de gelo pode ser uma alternativa para reduzir o inchaço local.