Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Curso Técnico em Enfermagem desenvolve ações junto à comunidade
Informação e conhecimento em prol da comunidade. É com esse objetivo que o Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Educação Básica IDEAU-Santa Clara realiza, semestralmente, o Projeto de Interação com a Comunidade (PICC). A atividade conta com a participação dos estudantes de todos os níveis, os quais são supervisionados pelos professores, e desenvolvem ações de diferentes temáticas.
Neste semestre, de 13 a 15 de junho, os estudantes apresentaram seus trabalhos no auditório da Instituição. Na oportunidade, os assuntos abordados envolveram: a importância das vacinas, drogas lícitas e ilícitas, saneamento básico, controle de pragas e vetores, separação do lixo, cuidado animal e qualidade de vida associada ao lazer e bem-estar.
Para aplicar os conhecimentos teóricos na prática, diferentes iniciativas foram realizadas, entre elas, peça teatral, identificação de possíveis espaços de reprodução de vetores nos bairros, recolhimento de lixo eletrônico, reforma de pracinha e moradia, a fim de proporcionar condições de usabilidade desses espaços com segurança. Muitas dessas ações contaram com a contribuição dos próprios moradores da localidade para que pudessem ser efetivadas.
Segundo a coordenadora do curso, professora Andressa Carolina Baratto, esses temas abordam diferentes aspectos da saúde pública e têm impactos significativos na qualidade de vida das pessoas, uma vez que promovem a conscientização, a prevenção de doenças e o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e resilientes. “A intenção da PICC é ofertar para a comunidade informações de saúde que somem na vida das pessoas, da comunidade, e com grande êxito neste primeiro semestre de 2023 nossos alunos transformaram vidas, dando visibilidade a famílias, situações e locais que muitas vezes passam despercebidos por nós”, destacou.