Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Medicina Veterinária realiza viagem de estudos em propriedades do estado do Paraná
Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do 5º ao 10º nível realizaram uma viagem técnica no município de Castro, localizado no estado do Paraná para visitar propriedades leiteiras.
A viagem iniciou nas propriedades leiteiras da cooperativa Castrolanda, onde os acadêmicos visitaram a Fazenda Santa Cruz de Baixo – Genética ARM, que trabalha com o primeiro sistema de ordenha robotizada implantado no Brasil. Nesse sistema, o robô é responsável em fazer a higienização dos tetos, pré-dipping, colocação das teteiras, ordenha e pós-dipping. Também foi realizada visitação na Fazenda Fini, que possui aproximadamente 2500 animais e destes, 870 vacas da raça Holandesa estavam em lactação, produzindo aproximadamente 34.800 litros de leite diariamente.
Os alunos participaram da visitação da Chácara Drentina, que utiliza animais da raça Holandes em sistema de confinamento com Compost Barn. Posteriormente, os acadêmicos conheceram outra propriedade, onde visualizaram cerca de 580 vacas em lactação utilizando o sistema de criação Free Stall e Compost Barn. Os acadêmicos tiveram conhecimento da importância da nutrição, sanidade e reprodução na produção de leite, de maneira a entender que não basta realizar um manejo adequado, mas, também, é necessário investir em genética e bem estar dos animais para obter lucro na produção.
As turmas estiveram presentes na Fazenda Experimental do Canguiri, no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA), setor de responsabilidade do professor Dr. Anibal de Moraes que realiza pesquisas com sistemas de produção agropecuária sustentáveis, visando a integração entre lavoura-pecuária-floresta.
Ao visitarem o Laboratório de Produção e Pesquisa em Ovinos e Caprinos (LAPOC), que é conduzido pela professora Dra. Alda Lúcia Monteiro, obtiveram explicações sobre os experimentos realizados no setor que possui hoje ovinos das raças Suffolk e White Dorper, e caprinos da raça Boer, e a atual linha de pesquisa está sendo em sazonalidade reprodutiva de ovelhas Suffolk e White Dorper. Os alunos da IDEAU conheceram o manejo do laboratório, suas áreas de pastagens e instalações. Finalizando as visitas, os acadêmicos conheceram a Fábrica de ração da empresa Vaccinar Nutrição e Saúde Animal, onde fomos recepcionados pelo Veterinário Ricardo Marçal Caonetto e sua equipe.