Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Setembro Amarelo: IDEAU promove palestra aberta à comunidade
O curso de Psicologia do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) promoveu na noite de quarta-feira (26) uma palestra em alusão ao mês de combate ao suicídio: Setembro Amarelo.
A atividade contou com a presença de acadêmicos de diversos cursos, secretaria municipal de saúde e a comunidade em geral, que puderam refletir sobre o assunto mediante palestra ministrada pela psicóloga e professora Maria Emilia Bottini que possui doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/DF) e seus estudos contemplam a temática, entre eles, a defesa da tese: “No cinema e na vida: a difícil arte de aprender a morrer.”. Durante a conferência, a professora buscou constantemente interagir com o público, fazendo ponderações diante da pergunta: O que estamos fazendo com a vida?
Segundo a professora, questões ligadas ao luto merece mais atenção, “o assunto referente aos enlutados pelo suicídio é um tema que pouco se fala, e é importante pensar sobre como se pode lidar numa situação como esta, que é muito diferente de outros tipos de mortes, como um acidente, por exemplo” explica Bottini. Ela ainda atenta para os tabus que circundam a pauta, e ressalta a importância do diálogo, “quando a gente for falar em suicídio, precisamos falar da vida, da morte e outros temas que estamos acostumados a guardar na gaveta”, defende.
Após a palestra da professora, acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade IDEAU, que, recentemente, ajudaram a implementar um ponto do Centro de Valorização da Vida (CVV) no município de Tapejara, disseminaram informações sobre o funcionamento do centro e a sua importância para os presentes no evento.
CVV em Tapejara
O atendimento é realizado 24 h todos os dias, onde a ligação pode ser realizada de telefone fixo, celular ou orelhão, de qualquer lugar do Brasil. Para contatar via telefone o número é o188. Para atendimentos presenciais a sede fica localizada na rua Júlio de Castilhos, 1238, sala 06, Centro