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26/04/2018

Acadêmicos de PEDAGOGIA/IDEAU participam de sessão de cinema: EXTRAORDINÁRIO, uma lição de vida.

Na noite de 24 de abril, acadêmicos do curso de Pedagogia IDEAU, de Getúlio Vargas, acompanhados por professores vivenciam momento de reflexão a partir do filme EXTRAORDINÁRIO.

 

O filme “Extraordinário” envolve família, escola, amizades, vida, desejos e medos, doença, lembranças, superação, preconceito, aprendizado, lições que emocionam, entre elas “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”; “Todo mundo merece ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida”.

A cada superação, o pequeno Auggie nos mostra o quanto a aparência é apenas um detalhe em nossas vidas, e que a nossa essência é o que temos de mais precioso! 

Durante o filme é possível vivenciar muitas reações, sorrir, rir, chorar, se enraivecer, se indignar. Em síntese, emociona: dificilmente o espectador ficará indiferente a ele. Apresenta um grau de sensibilidade incrível.

 

É uma reflexão necessária, quando trata-se de uma realidade vivenciada em escolas, o bulling, o preconceito!

 

O filme “Extraordinários” é uma obra muito valiosa, pois trata em seu enredo de elementos condizentes com a realidade das escolas brasileiras no que se refere a prática do bullying, ou seja, a aversão ao diferente (aquele que não segue os padrões; aquele que não está ordinariamente igual ao demais, e sim, extraordinariamente). Emociona quando Auggi diz a sua mãe: “obrigada por me fazerem ir à escola” e a mãe responde: “Você é mesmo extraordinário”.

Essa obra cinematográfica nos faz pensar em uma série de questões que envolvem o outro, e como podemos nos enxergar nele? Será que conseguimos nos colocar na situação do outro? Será que conseguimos compreender a sua essência/filosofia de vida? São perguntas que nos remetem no momento. A grande lição no nosso modo de encarar a realidade, é que a escola embasada na figura do professor tem o poder de conseguir quebrar paradigmas pré-estabelecidos na sociedade, e como a escola é uma cópia da comunidade no qual a pessoas vivem, pré-conceitos são firmados e reproduzidos no interior dos muros das escolas. Se nos conseguirmos aprender a odiar o diferente, isso nos faz pensar e entender que nós SIM conseguimos aprender a conviver e respeitar o diferente, pois, de acordo com o filme, todos nós somos EXTRAORDINÁRIOS, ou seja, somos únicos/diferentes, cada qual com a sua essência. Prof. Me. Gean Zimermann da Silva

 

Maravilhoso…Incrível!! O filme provocou inúmeras sensações e reflexões. Estimula especialmente o pensar sobre a essência humana em tempos onde prevalece a casca, a aparência. Mostra sobretudo o que temos de melhor: nossa humanidade. Sensibilidade, gentileza, amizade, solidariedade, amorosidade, empatia tornam o roteiro um convite a introspecção. Enquanto educadora refleti sobre o papel do educador na vida das crianças e jovens. Nas marcas não só físicas, mas os traços que denotam todo tipo de preconceito e discriminação que também circulam na escola. Enquanto educadores temos que estar muito atentas as inúmeras situações que surgem e as possibilidades de intervenção pedagógica. Educar exige competência profissional do professor e se efetiva de fato se estivermos atentos, abertos e cheios de amor. Se entendermos a complexidade que é educar e nesse processo aprender. Prof. Dra. Consuelo Piaia

 

Extraordinário, filme que o curso de Pedagogia teve a oportunidade de assistir, mostra-nos valores que deveriam e devem ser refletidos e praticados na sociedade. Dito isso, destaca-se a empatia, amizade, resiliência, mas acima de tudo, respeito. Sem mais delongas, o filme ainda relata que o ser humano tem o privilégio de se superar e ter coragem para encarar o mundo e a forma como ele nos cerca. Sendo assim, fica a incógnita: que tipo de pessoa você é com a outra? 

Celine Tonial – Pedagogia V

 

O filme nos permite fazer várias reflexões a partir da vivência de cada um.      Um dos pontos de vista está sobre o olhar ao diferente e como socializar-se com o mesmo. Pensando pelo viés educacional, é visível o quanto a escola fez bem ao Auggi e isso só foi possível  graças  ao empenho de sua família  que sempre acreditou  nele, na escola que o acolheu, nos professores  que persistiram na sua convivência com os colegas e nas trocas humanas de aprendizagens. Acredito muito no poder de transformação que o ambiente escolar proporciona à criança.  E ainda reforça a ideia de que precisamos nos colocar no lugar do outro para ter empatia e comprometer-se.

Maiara Dall Agnol- Pedagogia VII

 

Esta atividade cultural, que foi assistir o filme “Extarordinário” proporcionada às turmas de Pedagogia, nos trouxe enquanto educadores e futuros educadores uma reflexão muito importante sobre a inclusão. Um ótimo filme que envolve amizade, família e escola. Recomendo a todos que tem contato com a vida escolar, profissionais da área da Educação e às famílias,  pois nos desperta a empatia, sensibilidade e encerra que “todos merecemos aplausos”.

Aline Pietrobon – Pedagogia I

 

Para a prof. Me. Gisele Maria Tonin da Costa, “Um filme extraordinário, do início ao fim. Emocionante, incrível. Muito aprendizado! Uma lição de vida”

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