Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Escambo “Troca Feliz”
Antigamente nossa sociedade utilizava o sistema de trocas, sem a presença do sistema monetário. Era comum as pessoas trocarem mercadorias, as quais elas mesmo produziam, ou possuíam demais. Com o passar do tempo surgiram outras formas de pagamento, havendo evoluções.
A turma do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Centro de Educação Ideau, Colégio Santa Clara, realizou um estudo e pesquisa e percebeu que a população, muitas vezes compra algo por impulso, mostrando o consumismo desenfreado.
Com o objetivo de estudar nossa moeda em sua longa história e proporcionar uma reflexão para compras conscientes, os alunos desta turma realizaram uma prática diferenciada, a qual é conhecida por “escambo”, na turma recebeu o nome de Troca Feliz. Consiste em tocar uma mercadoria por outras, ou produtos, sem envolver dinheiro.
Nessa fase é interessante as crianças conheceram a complexidade que envolve o sistema de troca, em nossa sociedade capitalista, lembrando-se desde o descobrimento do Brasil onde os índios forneciam o pau Brasil e em troca recebiam machados, facas, espelhos, colares, etc.
A troca despertou questões interessantes quanto aos valores entre elas; sobre a classificação dos mesmos no que diz respeito à categoria (brinquedo, objeto, produto, etc); sobre as emoções expressadas e comparações com a história da nossa moeda.
Os objetivos alcançados formam além do esperado, e as crianças sugeriram repetir, pois assim poderiam realizar trocas e se sentiriam motivados com algo, que para eles seria novo, não gastando o dinheiro da família, o podendo utilizar em situações diversas.