Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Um brinde ao que mantém a vida: A água!
No dia 9 de maio de 2017, a turma do 3º ano do Centro de Educação Ideau -Colégio Santa Clara, acompanhados pela professora Neicla Piva Talian e professor Douglas Zanelato realizaram uma visita de estudo na Estação de Tratamento de Água – Corsan de Getúlio Vargas.
A visita teve por objetivo esclarecer, mostrando a prática diária do tratamento da água, explicando seus processos, percurso até se tornar própria para consumo, água potável. Aprenderam o funcionamento do sistema de captação, supervisão e controle dos reservatórios e puderam observar todas as etapas do tratamento, desde a entrada da água bruta na estação, até a conclusão do processo com o envio da água potável para os reservatórios do município. A responsável pelo controle e testes do dia salientou que cada ser humano precisa fazer a sua parte evitando poluição e desperdício, pois assim a água manterá cada vez mais qualidade e a população saudável.
Os educandos perceberam que as dicas que construíram em aula para auxiliar na preservação da água, auxiliará para o bem de todos, e se levadas a sério ,mostram o quanto estamos preocupados com o meio em que vivemos, e que de certa forma somos responsáveis por ele.
“É extremamente importante mostrar para os estudantes o tratamento de água, assim podemos conscientizar sobre o uso racional da água e também mostrar que não devemos jogar lixo no esgoto. Com essa visita eles perceberam o quão extensos são os processo de tratamento. O mais importante é que levem essa conscientização para casa também”, afirmou a professora Neicla.
Durante passeio não faltou interação dos estudantes, que ficaram bem atentos e curiosos. “Achei tudo bem interessante, porém eu gostei muito de ver a explicação sobre todos os processos e também do teste químico”, disse Eduardo Tonin Cadorin.
Segue abaixo algumas dicas criadas pelos alunos:
- Não ligar a máquina de lavar para poucas peças de roupas;
- Ensaboar a louça toda para depois enxaguar;
- Servir e usar a quantia necessária para consumo do momento;
- Usar regador para molhar plantas;
- Lavar o carro com balde;
- Usar água da chuva para lavar calçadas;
- Não brincar ou demorar no chuveiro;
- Usar água na limpeza se necessário, etc