Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
JORNAL ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Estudantes da turma do 9º ano do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara, durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa, orientados pela professora Angelice Melania Barancelli Slaviero buscaram desenvolver habilidades de produção textual através da criação do jornalzinho da turma. O trabalho consiste em ler, compreender e escrever os diversos gêneros textuais que circulam na mídia (jornal impresso) de forma lúdica prática e cooperativa.
Primeiramente foi trabalhado em sala de aula os gêneros, os textos jornalísticos e a diagramação do jornal. Em seguida, a turma foi dividida em grupos para que buscassem as notícias, entrevistas, propagandas, resenhas de filmes, livros e jogos online, entre outros textos do interesse deles.
Com o material em mãos elaboraram os textos definitivos que foram revisados por eles e pela professora, buscando a correção linguística.
“Os grupos estão formatando as páginas referentes a sua parte no jornal.Todos elaboraram, também, uma carta do leitor sobre um tema polêmico que escolheram e enviaram também para a Zero Hora. Estamos aguardando para ver se serão publicadas. O próximo passo é fazer o jornal falado e imprimir na gráfica, se possível”, relata a professora Angelice.