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A importância da Psicomotricidade no desenvolvimento infantil
Brincar, jogar, pular… tudo isso é prazeroso, ainda mais quando trabalhados em conjunto. A psicomotricidade vem ao encontro das necessidades das crianças, dentre elas estão: correr, pular, saltar, rolar, arremessar. Estas atividades são essenciais e fazem parte diariamente da rotina dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara.
Nessa fase por mais simples que algumas atividades pareçam, essas correspondem a importantes estímulos ao desenvolvimento intelectual da criança. Cada experiência vivida traz uma gama de conhecimentos para o indivíduo, salienta a professora Danieli Tefilli Rossa.
Rasgar, montar e encaixar objetos, demonstrar, pegar, amassar, também desenvolvem os movimentos finos, enriquecendo sempre os esquemas corporais, percepções visuais, auditivas, cada um desses determinam uma função importante de aprendizado em sala de aula.
O equilíbrio, a lateralidade, percepção espacial e temporal, proporcionam a eles construção e crescimento pessoal, ao saber qual é seu limite e como poderá fazer para superá-lo ou melhorá-lo. Sem esquecer que o movimentar-se e dividir esses movimentos com os colegas melhora e muito a socialização, fortalecendo laços e aprendendo a ter alteridade.
Segundo a Coordenadora Pedagógica Profª Caroline Tonin Cadorin, a Psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico, no qual acredita-se que as atividades de psicomotricidade possam ser trabalhadas no contexto escolar de forma a auxiliar no processo de aprendizagem do aluno.
Para que a psicomotricidade seja eficaz na Pratica Escolar e possa contribuir para ao processo de aprendizagem é preciso que o professor acredite no potencial das crianças, respeitando sua individualidade, sabendo que as dificuldades, obstáculos e as insatisfações fazem parte da caminhada escolar, por isso deve oferecer atividades e oportunidades para que a criança comunique, crie e se expresse emocionalmente e fisicamente, para o crescimento pessoal e construção da sua autonomia, despertando assim o desejo de descobrir e aprender por meio da interação com o mundo.