Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
IDEAU tem seu melhor resultado na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano ocorre a 21ª edição da Maratona.
Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).
A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.
Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2015, mais de 40 mil estudantes de mais de 2700 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 128 (cerca de 1%) participarão das Finais Mundiais do evento, em Phukhet, Tailândia. Seis times brasileiros estarão presentes nas finais mundiais.
Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimentos de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.
O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.
“Esta foi a terceira edição que a IDEAU participou porém, é uma edição especial para nós devido ao fato de que, neste ano, todos os alunos do curso inscreveram-se e foram aprovados para participar das eliminatórias regionais”, comentou o Professor Marcos Lucas.
A prova ocorreu no dia 10 de setembro na Uri Erechim campus2, onde todas as universidades da região sul se encontraram para competir.
Afim de melhorar a preparação dos alunos, foi convidado um dos juízes da prova oficial de sábado, Ivan Brasil Fuzzer, para realizar uma prova dentro da IDEAU na sexta-feira, dia 09.
Além de preparar os alunos e tirar as dúvidas. O juiz realizou uma das etapas da prova, realizando uma seletiva interna na IDEAU, onde todos os alunos com inscrição aceita foram aprovados nos testes.
A preparação surtiu efeito, e a equipe melhor classificada da Faculdade IDEAU terminou a competição na 12ª colocação na classificação regional.