Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

21/09/2016

Capacitação de Recursos Humanos para atuar com Deficiência Intelectual da Faculdade IDEAU confecciona Livro Sensorial

Quando se estuda a matéria de Desenvolvimento Psicomotor e seus Transtornos, a primeira coisa que se vem em mente é a Estimulação Precoce e no que diz respeito à estimulação não estamos falando especialmente de uma área, mas sim do desenvolvimento global da criança. Estimular é a palavra chave para o desenvolvimento rumo à aprendizagem, proporcionando e oferecendo condições e meios para a criança se tornar pensante e capaz de adquirir sua identidade.

No dia 10, as alunas da Turma de Capacitação de Recursos Humanos para atuar com Deficiência Intelectual da Faculdade IDEAU, sob coordenação da professora Me. Gisele Maria Tonin da Costa colocaram em prática todo o conhecimento que foi dado em aula pela  professora Taise Haas, confeccionando o Livro Sensorial pensando nas patologias aprendidas em aula, nos déficits motores e sensitivos, e como poderiam ser abordados e trabalhados no livro. “O trabalho foi realizado em grupo, onde as alunas interagiram, trocaram  idéias e usaram a criatividade para desenvolver o Livro Sensorial”, ressalta a professora.

Segundo a professora da disciplina de Desenvolvimento Psicomotor e seus Transtornos a Especialista Taise Haas no decorrer das duas aulas, foram trabalhados diversos temas teóricos sobre o assunto. E para melhor aprimorar o conhecimento, nada melhor do que unir a teoria com a prática, para isso foi sugerida a confecção de um Livro Sensorial, que seria um livro confeccionado em EVA ou feltro, que auxilia crianças a aprimorarem as habilidades exigidas no seu cotidiano, como amarrar os tênis, abotoar uma blusa, fechar um zíper; assim como pode ser trabalhadoas diversas texturas, diferentes formar geométricas e também podem ser aliado para a aprendizagem na matemática. Esses livros ajudam a desenvolver a motricidade fina, sensório motor, óculo motor, assim como a autonomia da criança e a sua criatividade; além de ser um ótimo aliado para aumentar a socialização das crianças.

Para a aluna Rafaela Betiatto, o Livro Sensorial foi um trabalho de grande valia. “A produção em sala de aula do livro sensorial foi um trabalhodinâmico, criativo e de grande valia. Sabemos o quanto o mesmo será útilem nosso dia a dia em sala de aula, auxiliando os nossos estudantesportadores de alguma deficiência ou não. Por meio dele as crianças poderãodescobrir formas, cores, texturas, letras, números, e muito mais. Desenvolvendo o raciocínio lógico, a memória, a atenção, concentração, acoordenação motora fina, além de aprender brincando”. A aluna Josiane Balen ressaltou que “as atividades práticas sempre tornam as aulas mais atrativas e interessantes, pois  possibilitam momentos de interação  e troca de experiências fazendo assim com que a aprendizagem seja mais significativa. Durante o curso  de Pós Graduação da Faculdade IDEAU estamos tendo a oportunidade de  compreender e distinguir as diferentes concepções que estão presentes  em nosso cotidiano escolar por meio de um embasamento teórico aliado a atividades  que despertam  e contribuem para o aperfeiçoamento de nossa práxis. Assim foi a atividade realizada na aula  de  Desenvolvimento Psicomotor e seus Transtornos  onde confeccionamos um livro sensorial que  com a mediação da professora  Taise foi um momento de criar e potencializar os conteúdos  estudados na disciplina. Foi sem duvida muito significativo e motivador poder compartilhar esta aula com as demais colegas”. E para a aluna Jucieli Pedroso Franceschi, a Disciplina de Desenvolvimento Psicomotor e seus Transtornos, ministrada pela Professora Taíse Haas foi excelente, pois a mesma aliou a teoria com a prática, passando seus conhecimentos, fazendo-nos questionar/pensar sobre o que fazemos e o que podemos fazer para ajudar/auxiliar nosso aluno/paciente a melhorar, a desenvolver-se. “Nessa disciplina foi proposto a confecção de um Livro Sensorial. Achei de suma importância a prática realiza, onde foi trabalhado em equipe. Cada acadêmica confeccionou seu livro, utilizando diversos materiais, de diferentes cores, tamanhos, formatos, texturas. O mesmo será usado em nosso cotidiano. A disciplina contribuiu para minha formação profissional e pessoal”.

Comentários