Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

14/07/2016

Faculdade IDEAU realiza parceria com a empresa ABF Silagem

Na manhã do dia, 1, a empresa ABF Silagem esteve no Campus III da Faculdade IDEAU realizando a colheita do milho, um novo método de silagem que é conhecida como a Earlage.

O projeto piloto de corte de grão com maquina auto propelida.  Com aprovação dos técnicos da Instituição e mais informações técnicas da empresa ABF em parceria com Argentino Garatem é uma inovação no campo para produção de alimento para o gado de corte e bacia leiteira da região. A produção de alimento é um dos fatores de grande relevância para engordar  bovinos de corte e produzir leite e há um novo alimento chegando ao "prato" do boi brasileiro se chama de Earlage, Snaplage, Shredlage e Toplage. São formas diferentes de colher a planta de milho, ou parte dela.Conforme o Coordenador do Curso de Agronomia da Faculdade IDEAU professor Me. Ronaldo Bernardon Meirelles e a professora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade IDEAU professora Drª Daniela de Oliveira, uma das formas de se produzir mais leite por hectare ou maior ganho de peso por hectare é fornecer aos animais a silagem e existe diferenças entre as silagens:

– Silagem de milho é a planta inteira do milho, cortada a certa altura do solo e ensilada. Esta contém: caule, folhas, sabugo, grãos e a palha do sabugo. Contém, normalmente, cerca de 35% de matéria seca.

– Silagem de  grão úmido de milho (pastone de grão), contém apenas o grão do milho, com uma umidade que varia entre os 30% a 40%.

– Silagem intermediária (earlage, snaplage, shredlage e toplage) são produtos da composição de partes da planta de milho e ou de processamento diferenciado.

Segundo os professores  a Earlage e snaplage são termos muito utilizados para designar o mesmo produto: milho, sabugo e a palha do milho. Basicamente a única diferença entre estes é a matéria seca, o snaplage é um pouco mais úmido. Esses produtos tem como vantagens o melhor desempenho animal e maior digestibilidade do amido comparado com o milho moído. Apresenta de 10% – 15% mais leite por hectare quando comparado com o milho moído. E o valor nutricional muito próximo do grão úmido com maior produção de matéria seca por hectare. O earlage e snaplage necessitam de ser moídos finos, caso contrário o grão, a palha e o sabugo não irão contribuir para produção de leite.

Comentários