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COMPETÊNCIA, HABILIDADE E ATITUDE DO PEDAGOGO
Acadêmicas do nível III do Curso de Pedagogia estão protagonizando estudos muito significativos na Disciplina "Organização Institucional na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", minstrada pela Professora Mestra Ângela Mara Berlando Soares.
O objetivo da disciplina é possibilitar situações de aprendizagem nas quais seja possível conhecer as estruturas das organizações/instituições de ensino, o processo de evolução que se deu ao longo da história e o perfil das mesmas na atualidade, a fim de compreender a dinâmica do atual cenário da Educação e pensar/estruturar intervenções pedagógicas eficazes e eficientes.
Com essa intenção, as acadêmicas estão investindo as noites de segunda-feira para fecundas discussões, enriquecendo a trajetória de construção do conhecimento nesse campo. Segundo a estudante Josieli Terres, a vida acadêmica é uma espécie de vitrine e o perfil profissional está ligado diretamente ao pessoal. Na mesma perspectiva, a acadêmica Isaulene Azevedo argumenta que o Pedagogo precisa ver/perceber onde é preciso agir e isso só é possível quando se tem atitude. Esse ponto de vista também é de Paolla Butka, que salienta a importância da percepção e visão do que de fato se objetiva, sendo essencial colocar em prática o que se aprende, de forma clara e coerente. Dejanira dos Santos afirma que na medida em que o professor está atento à essas peculiaridades, novos desafios, descobertas e oportunidades surgem, o que desencadeia a busca por novos horizontes e perspectivas profissionais.
Ao longo dos estudos são abordados aspectos inerentes a Gestão das Organizações e a complexidade existente em trabalhos dessa natureza e conforme Chaiana Bini, na ação docente – em especial na Gestão – é preciso suprir as necessidades e carências com competência, correspondendo às reais demandas.
Os conceitos de eficiência e eficácia, por sua vez, deflagraram os estudos, tendo como alicerce teórico a teoria de Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado o 'pai' da administração moderna, que define: “Eficiência é fazer as coisas bem feitas. Eficácia é fazer as coisas certas (que precisam ser feitas).”Em relação a essa temática, a acadêmica Géssica Sanzovo tem a compreensão de que é essencial saber fazer, fazer bem e ter a iniciativa de fazer. Essa ideia é complementada por Claudia Vitelli, ao enfatizar o quanto a dedicação no cotidiano profissional é determinante para o desenvolvimento e aprendizagem.
Além dos aportes teóricos e efetiva participação nos seminários, o grupo está aprendendo as principais ferramentas de gestão/organização para que num futuro próximo possam aplicar nas instituições de ensino e contribuir para a melhoria de resultados. Na última semana teve espaço uma conceituação conhecida com CHÁ, onde cada letra tem seu amplo significado:
• CONHECIMENTO: é o saber, é o que aprendemos nas escolas, nas faculdades, na vida, em nossa bagagem, nos livros, no trabalho.
• HABILIDADE: é o saber fazer, é tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos “arquivos” no dia-a-dia.
• ATITUDE: é o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, ela é o "querer fazer".
Graciela Maito pondera que Competência, Habilidade e Atitude compõem a base de um Pedagogo de excelência e Tatiane Sanzovo exigir o máximo de si e ter total domínio no que se propõe a fazer. Dentre as reflexões decorrentes das leituras e discussões, Géssica Dalbão conclui que o profissional completo é aquele que prima pela qualidade em todas as suas intervenções pedagógicas.
Entretanto, o trabalho na área da educação é de cunho coletivo, por isso Maiara Dallangnol destaca que para liderar um grupo de profissionais é necessário viabilizar um ambiente agradável, aconchegante para que as pessoas sintam prazer e satisfação. Compartilha dessa opinião Analine da Silva, ao afirmar que na medida em que se promove e qualifica a convivência, há mais condições para melhorar o exercício da profissão.
Ana Julia Budke reforça que a evolução pessoal se dá a partir da auto avaliação, da análise dos pontos de fragilidade e do constante aperfeiçoamento pois é a formação humana que influencia o sucesso pessoal e profissional. Camila Noal e Jéssica Maria da Silva enfatizam que o exercício da Profissão Pedagogo requer amadurecimento para que sejam pessoas capazes de atuar em prol de uma educação transformadora, pois a realização pessoal interfere diretamente no âmbito profissional.
Segundo a Professora Ângela Mara Berlando Soares, as aulas do Curso de Pedagogia da Faculdade Ideau são momentos ricos, planejados pelo colegiado a fim de sustentar a formação integral do Pedagogo, que alia a teoria e a prática, preparando os acadêmicos para atuar na docência com o máximo de competência e conhecimento, aprimorando habilidades e se preparando pessoalmente, o que resultará na implementação de propostas e projetos que efetivamente qualifiquem os processos de aprendizagem.