Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Atividade de Integração e Entendimento dos Processos Grupais – Técnica da Mandala
No dia 9 de março, a aula da turma de Psicologia V, na disciplina processos Grupais (Profa. Nadine Pilotto Fabiani) foi marcada com a atividade da construção de Mandalas, dando um sentido diferente para a atividade de grupo.
A palavra “MANDALA”, no velho sânscrito, significa “o centro”, “o círculo mágico”, “o mistério”. Quando oferecemos uma mandala para alguém , estamos lhe oferecendo paz, harmonia e equilíbrio. Na Psicologia Moderna, Jung, criador da Psicologia Analítica, ao estudar as mandalas orientais e sua utilização como instrumento de meditação, passou a desenhá-las, descobrindo o efeito de cura que elas exerciam sobre ele mesmo. Após anos de pesquisa e aprofundamento no conhecimento do psiquismo humano, ele passou a utilizar a construção de mandalas como método psicoterapêutico. Seus estudos o levaram a defini-la como um círculo mágico que representa simbolicamente o Eu ou Self – arquétipo da Unidade Interior.
A turma foi dividida em 3 grupos, que por sorteio construíram uma mandala para outro grupo, respeitando as características pessoais e emocionais dos componentes. Com certeza foi um momento mágico e único, onde os acadêmicos puderam expressar sentimentos, emoções e também dar feedback sobre a atuação dos colegas nos Processos Grupais. Parabéns Acadêmicos pelo SHOW que todos deram!