Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Alunos IDEAU têm excelentes resultados na 20ª Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação
Duas equipes de alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade IDEAU participaram da fase regional da 20ª Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, no último dia 12 de setembro, e obtiveram excelentes resultados este ano.
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano, a Maratona está em sua 20a edição. A atividade se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição desenvolve nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
As provas foram realizadas simultaneamente em todo o Brasil. Nesta primeira fase, o Brasil foi dividido em regiões, sendo que todas as universidades do norte do RS, oeste catarinense e sul do Paraná, deveriam se deslocar até à sede regional deste ano, na UNOESC, em Chapecó – SC. Participaram ao todo 21 equipes, totalizando 63 competidores, vindos de diversas instituições de ensino do Sul do Brasil. A colocação da melhor equipe da Faculdade IDEAU a coloca como a quinta melhor instituição de ensino de toda a regional.
A equipe formada por alunos do 4o. semestre da Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas, composta pelos acadêmicos Emerson Pegoraro Bassoli, Ícaro Batistela Baruffi e Ronaldo Tavares, conseguiu resolver 3 problemas durante as 5 horas de prova, sendo que submeteu com sucesso o seu primeiro software à apreciação dos juízes com apenas poucos minutos de prova, recebendo a resposta de que estava completamente correto. Este número de problemas resolvidos foi igual ao de outra instituição que se classificou para a final nacional, sendo que nossa equipe acabou perdendo a vaga apenas no desempate por tempo final de solução de todos os problemas apresentados. Este foi considerado um ótimo resultado, visto que é apenas o segundo ano desta equipe na competição, o que indica um ótimo crescimento dentro da mesma.
Também participou outra equipe formada por alunos do 2o. semestre, composta pelos acadêmicos Alexsander Chagas Dambros, Alex Henrique Spindola Borgmann e William Alves de Rezende, que conseguiram resolver um dos problemas propostos, o que também é considerado um bom resultado, ainda mais levando em conta o fato de que são estreantes neste tipo de competição e participaram da prova desfalcados devido a problemas de saúde com um dos integrantes.
Para o professor Marcos A. Lucas, técnico das equipes, "o desempenho das equipes IDEAU deste ano apenas atesta a evolução não apenas dentro do do âmbito desta competição, mas também na qualidade de nossos alunos em resolver complexos problemas computacionais". A meta, agora, passa a ser intensificar o treinamento para buscar, já em 2016, uma vaga na final nacional (que é eliminatória sul-americana). Ainda, segundo o professor, "esta meta era algo que parecia muito distante para nossos alunos, até algum tempo atrás, mas que agora é apenas questão de tempo e trabalho".