Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

01/07/2015

Alunas de Design de Moda trabalham a moda inclusiva

O Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático das alunas do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Ideau abrangeu uma moda diferente. Deficientes, obesos, idosos e grupos de crianças foram o foco das alunas, que, após as pesquisas, criaram um look completo e funcional para cada um dos grupos estudados.

Sem olhar específico, pessoas pertencentes a estes grupos acabam vestindo o que encontram disponível, e na maioria das vezes não ficam satisfeitas, pois a roupa não lhes agrada, não dá mobilidade suficiente ou até mesmo acaba machucando a pele, como no caso de alguns deficientes físicos.

Com o propósito de trabalhar a moda inclusiva, as alunas desenvolveram durante o semestre uma pesquisa, incluindo coleta de dados, realizando entrevistas com as pessoas pertencentes aos grupos ou com seus pais e responsáveis. Os dados coletados foram compilados, servindo como ponto de partida para o resultado final: uma roupa que além de agradar, auxiliasse e facilitasse o dia a dia destas pessoas.

Confira abaixo o resultado de cada grupo:

Grupo1: 

As alunas Ana Paula Bonfante e Taís Aline da Silva trabalharam com meninas de 2 a 7 anos e desenvolveram um look elegendo tecidos que são rápidos na lavagem e secagem, tendo em vista que as crianças sujam-se muito, também de fácil combinação, para que só uma das peças possa ser trocada quando necessário. Botões e cordões seguem as regras da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), evitando riscos para os pequenos.

Grupo 2:

Janice Paula Dalla Vechia e Patrícia Toldo voltaram sua pesquisa para meninos de 8 a 14 anos. Considerando um público difícil de agradar, por estar na transição de criança para pré-adolescente, o resultado foi um look versátil e com personalidade, sem muitas misturas de cores e já com estilo adolescente.

Grupo 3:

Cristina Fernandes Rodrigues e Sabrina Klein Machado desenvolveram o trabalho com ênfase na moda Plus Size Feminina. O look conta com modelagem e recortes que alongam a silhueta, cores e estampas que favorecem o corpo e baseadas nas novas tendências de moda. Os tecidos escolhidos facilitam a mobilidade, absorvem com mais facilidade o suor e proporcionam conforto para as mulheres com este tipo físico.

Grupo 4:

A moda para mulheres da melhor idade foi a base para o trabalho de Eduarda da Silva Garcias e Ruti Isabel Spinello. O look foi desenvolvido a partir de entrevistas com mulheres pertencentes a este grupo, resultando em uma roupa fácil de vestir, com cores alegres e tecidos leves. Priorizou-se também a segurança, com uma modelagem ampla que não prejudique nenhum dos movimentos destas senhoras.

Grupo 5:

Bruna Fernanda de Oliveira Mello e Gabriela Consoladora Rech trabalharam com os deficientes físicos. No resultado final, apresentaram um look que supre as necessidades de pessoas com vários tipos de deficiências: cadeirantes, pessoas com membros amputados, deficientes visuais, entre outros. Aviamentos e costuras diferenciadas, tecidos leves e aberturas estratégicas garantiram um look ergonômico e fácil de utilizar.

Todos os projetos foram orientados pelo corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Comentários