Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

23/06/2015

Agronomia IDEAU realiza aula prática

Neste sábado, dia 20/06/15 a turma 3A e 3B do Curso de Agronomia, acompanhados da Profª. Drª. Morgana Pierozan (professora da disciplina de Bioquímica) e do Profº. Me. Ronaldo Meireles (coordenador do curso de Agronomia) realizaram aula prática no Campus III da Faculdade Ideau – Getúlio Vargas.

Como complemento às aulas teóricas sobre fotossíntese, os alunos tiveram a oportunidade de avaliar o teor de clorofila na cultura de aveia implantada na área experimental da Instituição, a partir da utilização do clorofilômetro SPAD-502 (SoilPlantAnalysisDevelopment – Minolta, Japão).

O equipamento portátil fornece leituras a partir da emissão de radiação de luz vermelha (650nm) e infravermelha (940 nm), que se relacionam com o teor de clorofila (medidas absolutas de clorofila a e b) presentes nas folhas da cultura avaliada, além de permitir medições de forma rápida (poucos segundos) e muito prática.

Segundo a Profª Morgana “é importante que os alunos utilizemtecnologias que facilitem as medições de parâmetros fisiológicos vegetaiscom intuito de aumentara produtividade vegetal”.

Ainda segundo a Profª, além do teor de clorofila, é possível correlacionar às leituras do equipamento aosteores de nitrogênio (N) na folha de diferentes culturas (milho, arroz, tomate, batata, dentre outros) e consequentemente inferir sobre a necessidade de adubação. 

A relação nitrogênio/clorofila é possível, pois cerca de 50 a 70 % do nitrogênio(N) total das folhas constituem enzimas associados aos cloroplastos.Além de N, outros elementos como o S, Fe e Mn em concentrações reduzidas podem provocarclorose (redução na produção de clorofila, identificado pela coloração verde pálido ou amarelado das folhas), o que evidencia sua importância na síntese de clorofila, segundo Marenco & Lopes (2007).

Comentários