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O impacto social do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático realizado pelos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Agronomia
Como uma metodologia adotada pela Faculdade IDEAU, preocupada em estabelecer constantemente a estreita relação entre a teoria e a prática, desenvolve todos os semestre em conjunto com corpo discente, docente, coordenações e direção o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático. Este projeto visa além da preparação dos acadêmicos, tanto no que diz respeito à pesquisa, (escrita, linguagem e desenvoltura), e sua inserção no mercado de trabalho, contribuir também com a comunidade ao seu redor.
Com esse objetivo os professores do primeiro nível do curso de Agronomia, juntamente com a coordenação do curso elaboraram um projeto cujo objetivo foi a implantação de hortas em escolas ou entidades sociais em municípios da região.Nessa elaboração, ocorpo docente levou em consideração as exigências emanadas do contexto atual e a proposta pedagógica do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU.
O projeto foi realizado pelos acadêmicos, no período de março a junho de 2015, o trabalho foi encarado pelos acadêmicos com empolgação e seriedade, inovando e superando as expectativas de sucesso do mesmo. Fato esse que se comprovou nas bancas de defesa que tiveram início no dia 15 e seguem até o dia 17 de junho.
Segundo as Professoras Coordenadoras do Projeto nesse nível Prof. Me. Elisandra Andreia Urio e Prof. Me. Lidinara Castelli Scolari é surpreendente a satisfação, tanto das entidades por estarem participando e consequentemente criando alternativas sustentáveis na alimentação, como a satisfação pessoal e profissional dos acadêmicos em desenvolverem esse tipo de projeto social. Os mesmos relatam que foram muito bem recebidos e receberam inúmeros elogios referentes a iniciativa.
Diante dos resultados apresentados pode-se afirmar que o objetivo do projeto foi alcançado, pois além enriquecer a merenda escolar das entidades, incentivar o consumo de hortaliças e conscientizar os alunos da necessidade de uma alimentação rica em nutrientes, contribuiu também para que os acadêmicos assimilassem de forma mais prazerosa os conteúdos administrados em sala de aula, como por exemplo, na disciplina de química, com base na análise de solo, matemática utilizando-se das unidades de medidas para calculo de área e volume, biologia celular para acompanhar a germinação e desenvolvimento das plantas.
Além de escolas, alguns grupos desenvolveram o trabalho em hospitais e lar de idosos. O Lar dos Idosos de Getúlio Vargas foi uma das entidades em que foi implantada uma horta com plantas medicinais, à pedido dos administradores do Lar, para que assim os moradores possam ter disponível os chás quando apresentam algum desconforto ou problema de saúde.
As imagens foram escolhidas aleatoriamente de um dos grupos