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03/06/2015

Escola e comunidade em contato direto. Alunas da Pós-Graduação em Orientação Educacional da IDEAU vão à campo nas ruas e comércio de Getúlio Vargas

Atividade de Pesquisa realizada pela turma de Especialização em Orientação Educacional sob orientação da Professora Ma. Carla Luiza Vicenzi no dia 23 de maio – com o objetivo de ouvir como a comunidade de Getúlio Vargas tece seu olhar sobre a Educação Formal em especial ao ensino fundamental quanto ao processo Ensino aprendizagem apontando assim para o papel do Orientador Educacional. As fotos foram as enviadas por um dos grupos de trabalho.

Segundo a Professora Carla: “A razão política está em crise. Na cidade não existe mais o cidadão, pois foi anulado, nulificado, sem costumes e virtudes. O comércio, o dinheiro e o poder são valores “humanos” para uma minoria, enquanto a maioria excluída fica a margem da sociedade, sem poder usufruir desses bens econômicos e sem direito algum. Nesse contexto, considerado como o fim da modernidade, o problema da sobrevivência da vida na terra se evidencia de maneira crucial e pungente.

É um tempo que se abre pra uma consciência crescente da descontinuidade, da não-linearidade, da diferença, da necessidade de diálogo, da complexidade, do acaso e do desvio. Fazendo-se necessário, uma avaliação ampla do papel construtivo da desordem e da auto-organização.

Chegou-se ao Século XXI sem ter-se cumprido a “agenda do Século XX”. Conseqüentemente, o que garante poucas certezas, muitos problemas e desafios, deixando a sociedade em completa perplexidade.

O cenário dessa crise histórica, de valores, que se vive tem segundo Edgar Morin (Os sete saberes necessários à educação do futuro – 1996), e outros analistas da sociedade atual, o centro na crise do homem e dos valores que vem regendo a sua conduta. Com isso, percebe-se que a pós-modernidade seria uma ruptura com o antigo, a modernidade, bem como uma tentativa de colocar em seu lugar novas maneiras de encarar e viver a vida, que ainda não estão de todo definidos, histórica e socialmente falando.

Neste contexto é fundamental entrelaçarmos novo olhar para o papel do ORIENTADOR EDUCACIONAL. Assim justifica tal pesquisa realizada na comunidade de Getúlio Vargas e demais, todos refletindo sobre seus espaços de formação Humana.

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