Centro de Especialidades Odontológicas
Hospital Veterinário
Laboratório de Solos
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI
CENTRO UNIVERSITÁRIO IDEAU

Você está em

27/04/2015

O 3º ano em: Era uma vez…

Tudo o que acontece ao nosso redor, desde a nossa primeira infância, fica registrado no nosso inconsciente. Isto significa que tudo aquilo que vemos, ouvimos e sentimos influi no nosso desenvolvimento e amadurecimento.

Aplicando esta verdade fundamental, que a psicologia ensina, arriscamos afirmar que felizes são aquelas crianças que, desde os primeiros dias de sua vida, experimentam a presença dos livros ao seu redor.

O significado de ouvir histórias é amplo… É uma possibilidade de descobrir um mundo imenso de conflitos, dos impasses, das soluções, que todos atravessamos e vivemos de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados ou não, resolvidos ou não, pelos personagens de cada história. E assim esclarecer melhor os nossos, ou encontrar um caminho possível para a solução deles.

É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas faz brotar. A postura crítica-reflexiva se faz presente, mas sem deixar que se perca o encanto e o brilho de cada fábula, conto…

A fantasia e a magia encantaram os alunos do 3º ano do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara, quando a professora Neicla Piva Talian colocou em prática a Hora do Conto em suas aulas. A professora pensou em cada detalhe, primeiramente na escolha correta de clássicos que não podem ser esquecidos; livros grandes com ilustrações chamativas; figurino de acordo com o personagem principal; iniciar a contar a história em um momento tranquilo; realizar troca de vozes ao narrar; não se prender muito ao texto e sim se expressar como os personagens; utilizar ambientes diversos para contá-las, etc. Na culminância de cada conto realizou debate reflexivo e registro dos mesmos utilizando a criticidade, sentimentos, compreendimento, envolvimento.

Houve alunos que diziam para a família que não poderiam faltar à escola porque não podiam perder a história do dia; “e qual seria?”,  não sabiam… Surpresa do dia… Resultado favorável não só para a professora, para as crianças, e sim aos pais que alegres contavam que as histórias narradas após eram recontadas em seu lar.

A professora Neicla diz emocionada: “Uma história é feita de muitas histórias…”

Comentários